sábado, 20 de junho de 2009

INFINITA VIAGEM NA ESCOLA EB2/3 DE NEVOGILDE-LOUSADA



Duas visitas fez a O.P., com Infinita Viagem, à Escola EB2/3 de Nevogilde. Na primeira, o convite partiu da Presidente do Conselho Executivo, Dra. Luísa Lopes. A Escola comemorava os seus 10 anos de existência - Junho de 2008.

A Dra. Felisbina Pacheco (Vice-Presidente do Conselho Executivo) promoveu a nossa segunda visita - uma "surpresa" para as Educadoras de Infância e outros convidados - Julho de 2008.










Mais uma vez, novos textos foram, acrescentados à Infinita Viagem.


O Engenheiro bêbado - às vezes metaforicamente

Ai, Margarida,

Se eu te desse a minha vida,

Que farias tu com ela?

- Tirava os brincos do prego,

Casava com um homem cego

E ia morar para a Estrela.


Mas, Margarida

Se eu te desse a minha vida,

Que diria a tua mãe?

- (Ela conhece-me a fundo.)

Que há muito parvo no mundo,

E que eras parvo também.


E, Margarida,

Se eu te desse a minha vida

No sentido de morrer?

-Eu iria ao teu enterro,

Mas achava que era um erro

Querer amar sem viver.



Mas, Margarida,

Se este dar-te a minha vida

Não fosse senão poesia?

- Então, filho, nada feito.

Fica tudo sem efeito.

Nesta casa não se fia.

Comunicado pelo Engenheiro Naval
Sr. Álvaro de Campos em estado
de insconsciência
alcoólica.










O MOSTRENGO

O mostrengo que está no fim do mar
Na noite de breu ergueu-se a voar;
À roda da nau voou três vezes,
Voou três vezes a chiar
E disse:«Quem é que ousou entrar
Nas minhas cavernas que não desvendo,
Meus tectos negros do fim do mundo?»
E o homem do leme disse, tremendo:
«El-Rei D. João Segundo!»
«De quem são as velas onde me roço?
De quem as quilhas que vejo e ouço?»
Disse o mostrengo, e rodou três vezes,
Três vezes rodou imundo e grosso,
«Quem vem poder o que só eu posso,
Que moro onde nunca ninguém me visse
E escorro os medos do mar sem fundo?»
E o homem do leme tremeu, e disse:
«El-Rei D. João Segundo!»

Três vezes do leme as mãos ergueu,
Três vezes ao leme as reprendeu,
E disse no fim de tremer três vezes:
«Aqui ao leme sou mais do que eu:
Sou um Povo que quer o mar que é teu;
E mais que o mostrengo, que me a alma teme
E roda nas trevas do fim do mundo,
Manda a vontade, que me ata ao leme,
De El-Rei D. João Segundo!»

Mensagem, Fernando Pessoa




A O.P. agradece as generosas palavras do professor José Carlos Silva.

Um agradecimento muito especial à Presidente do Conselho Executivo, Dra. Luísa Lopes, por TUDO... sentimo-nos, realmente em casa.
OBRIGADA.

Sem comentários:

Enviar um comentário